Aromas e flores de acordo com sua personalidade!

 

20228994_1527277467333231_6663213128955517709_nA melhor época para recebermos todos os benefícios dos aromas é a primavera.  É nesta estação do ano que as fragrâncias da natureza se intensificam, revelando a aura mágica que flores, plantas, frutas e madeiras exalam generosamente pelos campos. Sem forma, cor ou textura, os aromas evocam lembranças, provocam sensações e mexem com o emocional, trazendo para o presente vivências que a mente guarda na memória. Como a chuva mansa caindo sobre o telhado, as ondas do mar batendo nas pedras, a rosa brilhando sob o sol, o perfume que nos faz lembrar momentos especiais desde a infância e em todas as fases de nossas vidas, nossa memória olfativa é viva e mexe com cada fibra do nosso ser. Nesse oceano de sensações, os aromas habitam não só o olfato, mas também os demais sentidos. A leveza etérea das fragrâncias de uma flor inspiram o olhar, os ventos perfumados sopram como música e convidam ao toque, o cheiro apetitoso de uma fruta tropical aguça o paladar. Quando o sol abre a primavera, a vida se renova e experimentamos com mais intensidade os aromas que envolvem a terra e permeiam o ar.

Há várias formas de usar aromas em ambientes, tanto no lar quanto em ambientes corporativos na forma de incensos, pot pourris, aromatizadores/difusores de ambiente, perfumes, ou simplesmente as versões aromáticas que a natureza destila em seus ciclos de vida. Voláteis, doces, marcantes ou inesquecíveis, os aromas inebriam o olfato quando passeiam pelo ar, as fragrâncias que florescem com o astral da primavera podem vir também de vasos com flores, tanto plantadas como em arranjos florais, colorindo, alegrando e perfumando os ambientes, e acalmando também, de acordo com cada tipo de planta ou flor, e a personalidade de cada um.

Os aromatizadores de ambientes e os frascos de óleos aromáticos naturais utilizados de várias formas, favorecem o encontro com a paz. Os cheiros de ‘bem estar’ abem as portas para a serenidade e a elevação espiritual. Casa e corpo bem cuidados refletem respeito pela vida e anseio por melhores energias. O olfato se inebria com fragrâncias suaves para o banho, toalhas macias ao primeiro toque e perfumes inesquecíveis. Quanto a aromas pessoais como os aromatizadores de ambientes e perfumes orgânicos, sugiro consultar profissionais especializados (Aromaterapeutas), que indicarão os aromas para cada personalidade e tipo de ambiente. Aqui vou iniciar com o básico necessário para o bem estar de cada personalidade.

  • Para pessoas dinâmicas é necessário paradas estratégicas, para o relaxamento que são vitais ao equilíbrio interior. Nos momentos mais tranquilos da vida, use incensos de canela, mirra ou limão, e proteja o astral de sua casa com gerânios, girassóis e antúrios. Os perfumes que combinam com sua energia devem ser a base de cravo, violeta ou sândalo.
  • Para pessoas muito sensíveis, os aromas agradáveis da natureza com misturas mágicas dos perfumes, os aromas culinários, e os sopros benéficos dos incensos. As energias do lar são mais positivas quando decoradas com rosas, papoulas e lírios. Aromas de verbena e lavanda nos perfumes, e incensos de sândalo e jasmim nos ambientes mais íntimos proporcionam bem estar.
  • Para as pessoas que aspiram a liberdade e mobilidade para se expressar e só assim se sentem mais felizes, são indicados os aromas dos lírios e a vivacidade das margaridas, que iluminam o astral de suas casas, enquanto os incensos de flor de laranjeira e cravo estimulam e protegem os voos mentais. As fragrâncias que contenham alfazema e verbena trazem leveza ao corpo, dando a sensação refrescante, tão necessária as pessoas que tem esse estilo de vida.
  • As pessoas que tem forte ligação familiar e com isso mais sensíveis em relação às pessoas que amam, acabam se materializando nos ambientes da casa. Presentes guardados com carinho, fotos e objetos cheios de lembranças ficam repletos de boas energias com incensários exalando aromas de jasmim, almíscar ou patchuli. Flores que protegem ambientes com pessoas assim são as tílias, dálias e rosas. Os perfumes que reforçam sua personalidade são a base de acácia e violeta.
  • Pessoas com ideais nobres e grande vitalidade, que possuem posturas de liderança, necessitam muito de ambientes que tenham muito boas vibrações. Para manter a casa em harmonia, flores viçosas como os girassóis e delicadas como as violetas. O incensos de benjoim e alfazema equilibram seu astral. Os perfumes que possuem flores do campo e sândalo auxiliam a externar o grande magnetismo de possuem.
  • Pessoas muito exigentes e detalhistas, aliadas a praticidade em tudo, querem o melhor em suas casas e suas vidas. As flores verbena, açucena e cravo são as ideais para seu lar. Os incensos de madressilva, alecrim e canela são ótimos, e os perfumes com lavanda e jasmim agradam seu apurado olfato e proporcionam bem estar.
  • Para que pessoas sonhadoras e românticas consigam harmonia, tenha em casa orquídeas, lírios e miosótis. Para relaxar, use incensos de rosa, açafrão e benjoim. Perfumes de lótus e verbena, além de realçarem seu charme, protegem seu astral.
  • Pessoas místicas e de personalidade forte se sentem melhor com azaleias e vasos com amor perfeito, por iluminarem esses espaços. Para equilibrar a veia emocional, use em casa incensos de âmbar e benjoim. Perfumes de patchuli e almíscar fazem a sensualidade típica de sua personalidade se manifestar com mais vivacidade.
  • Para pessoas que amam aventuras e viajam muito, necessitam reabastecer sua energia interior com um ambiente aconchegante, e neles são indicados os cravos vermelhos ou gerânios, incensos de rosa e cedro. Os perfumes que tem jasmim e violeta são os mais indicados.
  • Pessoas de caráter tradicionalista e muito sérias sempre buscam ampliar sua satisfação interior. Em meio a objetos escolhidos a dedo que compõem seus ambientes domésticos e corporativos, o ideal é enfeitar com cachepôs e vasos com papoulas e narcisos, pois ajudam a complementar essa missão, assim como os incensos de benjoim e musk. Os perfumes que melhor protegem seu astral são os de verbena e limão.
  • Pessoas muito criativas precisam de ambientes que ajudem a se desligar do real e deixá-los mais a vontade para suas criações, necessitando de um espaço destinado a vasos de violetas e papoulas. Para elevar os pensamentos, o ideal são os incensos de madressilva e patchuli. Os perfumes com acácia e lavanda abrem os caminhos para seu bem estar.
  • Pessoas espiritualizadas pedem ambientes paradisíacos, com toques de encantamento nos arranjos com rosas, amor perfeito e bétula. Para impulsionar sua energia sensível e espiritual, os incensos indicados são os de mirra e flor de lótus. Os perfumes mais indicados são os de sândalo e almíscar, que inspiram o olfato e produzem uma gostosa sensação de bem estar com a vida.

Por Zelia Madureira – Aromaterapeuta, Cromoterapeuta, Cristaloterapeuta, Artesã e Professora de Artesanato Terapêutico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *