O ‘casamento’ das cores.

 

images (12)

Todas as tonalidades e nuances que existem no mundo nascem do feliz casamento de três cores básicas: vermelho, azul e amarelo. São esses tons primários que formam as outras cores do arco-íris: laranja, verde, azul índigo e violeta.

Poderíamos dizer que, se o arco-íris fosse uma família, as três cores primárias ou básicas, seriam as ‘cores mães’, e as outras, as filhas.

Nessa dança colorida, as tonalidades nascem da diferente combinação entre cada par. Acompanhe como as cores se formam diante dos seus olhos em objetos de uso cotidiano:

Azul + Vermelho = Violeta:  bonito casal, pois o vermelho, vem com sua força vibrante, e o azul, com sua delicadeza. Tons escarlates estão ligados a ação: Ferraris vermelhas disputam prêmios de Fórmula 1, carros de bombeiro abrem os caminhos com essa cor…e é também o tom da paixão. Bocas sensuais e apaixonados corações são vermelhos.  Já o azul, tão sensível, está mais associado às coisas do espírito. Quem não se acalma olhando para um lindo céu azul?  Também é uma boa cor para estar presente à mesa em louças e toalhas, oferecendo paz e harmonia nas refeições, gosto também do uso em roupas de cama, para um sono reparador e tranquilo. Do fruto dessa união, nasce o violeta: a combinação da força com o espírito. É o tom da ‘transformação espiritual’.

Vermelho + Amarelo = Laranja: outro belo par, o vermelho com o amarelo. E uma boa cor para começar o dia. O amarelo desperta, irradia – é a cor do nosso sol, que vem nos acordar de manhã! “Também é o tom mais próximo da luz”, como descreveu o escritor alemão Johann Wolfgang Goethe. Por isso, dá força mental e poder. O vermelho contribui com mais vigor e vibração. Assim, nasce o alegre laranja, cheio de vitalidade, sensualidade e grande energia.

Azul + Amarelo = Verde: o amarelo e o azul também fazem um casamento feliz. O resultado é o verde, a cor que restaura nossas forças. É só caminhar por um gramado ou descansar nosso olhar nas árvores para sentir como o verde nos restabelece de boas energias. Por esse motivo, também é a cor da esperança, da renovação e da cura. Como herança, o verde contém a calma do azul ao lado da luz do amarelo. O resultado é o seu refrescante vigor!

Vale lembrar que usar as cores é em todo lugar e diariamente, para termos melhor equilíbrio das emoções, sejam em nossas roupas, nos alimentos, nos itens e acessórios para casa. Vale também nos itens e acessórios para o ambiente de trabalho, e em tudo que está ao nosso redor.

Faça essa experiência de ‘cores em sua vida’, e renove suas emoções e vibrações em todos os lugares que estiver. Para saber qual cor escolher para cada ambiente, roupas, etc, use sua sensibilidade e intuição em cada escolha, experimente as sensações ao usar cada cor, saborear cada alimento colorido, observar e usar cada objeto e itens de seu lar, mas principalmente, a vontade de querer estar em sintonia com a Natureza, a Criação, o Universo!, e com isso, virá o tão esperado ‘Bem Estar” que tanto procuramos e merecemos ter!

Desejo uma chuva de cores para todos!………………………………..Zelia Madureira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *